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PEDAGOGIA da MÚSICA Volume 1 - Roberto Bueno



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Características

Este livro era o que faltava para os professores de música trabalharem com a Volta das Aulas de Música no Brasil. Numa edição Luxo, em Capa Dura com 248 páginas.

PEDAGOGIA DA MÚSICA VOLUME 1 - Conteúdo:

 

CAPÍTULO 1 - A Pedagogia num Contexto Geral -

Origem

O Início da Arte de Ensinar

Objeto de Estudo

Desenvolvimento da Educação Intelectual

Métodos Didáticos

Motivação

Didática Geral - Principal Elemento da Pedagogia

            - Divisão da Didática

            - A Didática entre os anos 20 e 50

            - A Didática entre os anos 60 e 80

            - A Didática dos anos 90 até a Atualidade

Ramos da Pedagogia

             - Psicologia

             - Sociologia

             - Filosofia

                        - A Filosofia e a Música

- Ética

Breve História da Pedagogia no Brasil

            - Período Jesuítico (1549-1759)       

            - Período Pombalino (1760-1807)

            - Período Joanino (1808-1821)

            - Período Imperial (1822-1888)

            - Período da Primeira República (1889-1929)

            - Período da Segunda República (1930-1936)

            - Período do Estado Novo (1937-1945)

            - Período da Nova República (1946-1963)

            - Período do Regime Militar (1964-1985)

            - Período da abertura Política (1986-Atualidade)

 

CAPÍTULO 2 - Os Grandes Pedagogos/Pensadores da Humanidade -

Sócrates (469 a.C. – 399 a.C.)

Platão (427 a.C. – 347 a.C.)

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.)

Jean Jacques Rousseau (1712 – 1778)

Johann Heinrich Pestalozzi (1746- 1827)

Johann Friedrich Herbart (1776 – 1841)

Friedrich Wilhelm August Fröebel (1782 – 1852)

Friedrich Nietzsche (1844 – 1900)

Émile Durkheim (1858 – 1917)

John Dewey (1859 – 1952)

Émile Jacques Dalcroze (1869 – 1950)

Maria Montessori (1870 – 1952)

Édouard Claparède (1873 – 1940)

Alexander Sutherland Neill (1883 – 1973)

Jean William Fritz Piaget (1896 – 1980)

Edgar Willems (1890-1978)

Lev Semyomovich Vygotsky (1896 – 1934)

Paulo Regius Neves Freire (1921 – 1997)

Michel Foucault (1926 – 1984)

Howard Gardner (1943 –)

 

CAPÍTULO 3 - A Música -

Definições

Gêneros Musicais

Educação Musical

Breve História da Pedagogia Musical  Através dos Séculos

A Pedagogia na Música

O Papel do Aluno

O Papel do Professor

Qualidades de um Professor de Música

A Infância e a Música

A Educação Musical para Crianças com Necessidades Especiais

Possíveis Benefícios que as Aulas de Música podem proporcionar aos Indivíduos com Necessidades Especiais

O Papel da Música na Educação

O porquê da Valorização da Música nas Escolas

O que é Musicalização?

As Janelas de Oportunidades

- As Janelas de Oportunidades e o Papel da Educação Infantil no Século XXI

- A Música e as Janelas de Oportunidades

Pesquisas

            - Ligações entre a Música e o desenvolvimento do Cérebro

- Atividades Musicais Melhoram as Habilidades Intelectuais Vitais nas Crianças

            - A Música Desenvolvendo o Raciocínio Lógico-Matemático

            - A Música e o Raciocínio Espacial e Temporal

            - Conclusões

Musicoterapia

            - Definições

            - História       

            - Indicações

            - Processo

- O musicoterapeuta

            - Estilos Musicais Trabalhados       

 

CAPÍTULO 4 - A História da Pedagogia Musical no Brasil -

- Período Jesuítico (1549-1759)

            - Período Joanino (1808-1821)

            - Período Imperial (1822-1888)

            - Período Republicano (1889-1936)

            - Década de 1930/1940                    

                        - O Canto Orfeônico Implantado por Villa-Lobos

                        - Finalidade do Canto Orfeônico

                        - Por que o canto Orfeônico saiu da Grade Curricular?

                        - O problema Político

                        - O Problema da Capacitação Docente

                        - O Problema Metodológico

- De 1945  à Década de 1960

- Décadas de 1970, 1980 e 1990

- A Volta: 2012

            - Obrigatoriedade do Ensino da Música no Brasil/Lei 



 
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