






Um mundo de sons para animais
Sabemos que os animais percebem as emoções demonstradas por seus donos e vice-versa.
O estudo da audição dos animais faz parte de um novo campo de pesquisa recheado de informações. O desafio é entender como eles se comunicam e medir a resposta dos mesmos.
A Pet Music tem o intuito de manter o bem estar dos animais, cultivando uma ferramenta terapêutica, através de seus donos - seus melhores amigos.
Há cenários práticos e objetivos nesse novo campo de pesquisa. Há apoio acadêmico ao trabalho da Pet Music ao utilizar faixas específicas de alturas e timbres, oferecendo uma música que suaviza e acalma os animais.
A Pet Music fornece ajuda a cientistas em trabalhos e pesquisas para universidades de todo o Brasil no departamentos de Veterinária.
Já se sabe, como descrito no Instinct Music of Emmy, documentário premiado de Elen Mannes "The Instinct Music: Science and Song", que "os pesquisadores e cientistas de diversas áreas estão utilizando técnicas inovadoras que revelam surpreendentes conexões entre a música e os seres vivos, o corpo e o universo. "
A Pet Music tem um projeto específico com o compositor e maestro Marcelo Fagundes, onde a principal missão é oferecer o melhor para animais como cães, gatos, cavalos e aves.
Até agora, a maioria das músicas para animais era baseada em composições já conhecidas de compositores como Mozart e Chopin. A Pet Music criou músicas com ritmos, fluxos, temas e alturas certas para acalmar, cuidando da sensação auditiva de cada animal. O sucesso dessas músicas, compostas desde 2010, trazem resposta positiva com resultados surpreendentes para seus bichinhos.
A Pet Music faz parte do novo nível de consciência do mundo moderno, onde buscamos entender, aprender, perceber e ajudar a complexa vida de nossos animais de estimação. Nós, da Pet Music, somos parte integrante desse movimento compartilhando nossas vidas com todos os animais do planeta.
Por que a música funciona
A audição canina
Audição canina é muito mais sensível do que o ouvido humano. Como resultado, o instinto de alerta dos cães é desencadeado por sons de uma porta batendo, um caminhão de entrega ou quando uma tempestade está ocorrendo. No ar, onde o som viaja, existem altas e baixas frequências e níveis de volumes que os seres humanos não conseguem ouvir. Porém, os cães ouvem. Dessa maneira, os cães reagem a esses sons desenvolvendo estresse, ansiedade e agressividade. No CD com músicas para cães, a Pet Music eliminou as frequências altas e baixas que podem afetar a audição canina agitando seu comportamento. Com isso, criamos um ambiente relaxante e calmo.
A audição felina
A audição felina é três vezes maior do que a audição humana. Você já se perguntou por que seu gato magicamente foge antes que haja uma batida na porta ou por que seu gato fica agitado antes de qualquer sinal de uma tempestade? A capacidade para gatos para detectarem as frequências mais elevadas e mais fracas dos sons que existem no ar é surpreendente. É um dos sentidos mais importantes para a sua sobrevivência na natureza. As orelhas verticais dos gatos ajudam na obtenção de uma audição aguçada captando as frequências que os seres humanos não conseguem detectar. Semelhante aos cães, a música calmante proporciona uma sensação de bem-estar e tranquilidade em seu ambiente.
A audição equina
A audição equina está intimamente relacionada com a audição humana, apesar de sua capacidade em ouvir frequências mais altas ser maior. O estalo de um raio e o estrondo de um trovão é especialmente perturbador para os cavalos. A audição aguda de um cavalo, bem como a sua sensibilidade às mudanças atmosféricas, muitas vezes desencadeiam comportamentos de agitação e stress, seja com os ruídos do motor e as vibrações do trailer ao transportá-los, seja confinados em suas barracas após uma cirurgia ou lesão. A utilização da música certa, além de ajudar a mascarar alguns desses sons, faz com que o cavalo associe a música à tranquilidade acalmando-o minimizando movimentos bruscos ajudando no transporte, no confinamento ou no processo de cicatrização dos mesmos.