






Pesquisa
Nos últimos 50 anos, grandes progressos na reconexão do mundo animal com a ciência e a evolução da sensibilidade humana tem sido realizados através de estudos sobre a sensibilidade auditiva animal.
Quando surgem problemas comportamentais com os animais de estimação, seja pela separação de seu dono, por sons assustadores dos trovões, raios, sons barulhentos dos carros, viagens em reboque, estadia em canis e hotéis ou outros cenários, precisamos entender a audição aguda e como ela está afetando o comportamento e o ambiente dos mesmos. Na natureza, os animais tem o instinto de sobrevivência e estimulam a audição buscando a direção do som. Em nossas casas, esse instinto continua. A audição para cães, gatos e cavalos é o único sentido, após olfato e a visão, imprevisível no meio ambiente. Esses animais ouvem sons que não conseguimos ouvir.
Abaixo está um gráfico de comparação da audição dos animais.

Estudos Comprovados
O estudo foi executado durante um período de três meses, sendo observados 50 participantes e seus cães, de várias raças, em aulas de obediência e habilidades na presença de músicas. Os participantes humanos tinham idades entre 12 anos a 60 anos e os cães, com idades entre 7 meses e 10 anos de idade.
Resultados:
Os resultados desse estudo apoiam nossa tese de que a música acalma e é benéfica, não só para os participantes caninos, mas para os proprietários também. A maioria (75%) dos participantes humanos conseguiu relaxar, enquanto que 25% dos participantes relatou que a música foi muito agradável durante a aula. 80% dos participantes relataram que a música acalmou seus cães, bem como a si mesmos. 97% dos participantes consideraram a música uma adição benéfica para o ambiente da classe.
Os participantes caninos exibiram linguagem corporal neutra e 86% dos cães mostraram diminuição da frequência de sinais de estresse e linguagem corporal neutra.
Como os tipos de música pode agir nos animais:
Heavy Metal
Estudos realizados em cães de todas as raças, tamanhos e idades comprovam os efeitos da música heavy metal tornando-os agitados e nervosos.
Clássica
Um estudo realizado na Irlanda do Norte, descobriu que a música de Vivaldi "Four Seasons", entre outras peças clássicas, acalmaram os cães a tal ponto que poderiam ser utilizadas na ausência do proprietário ajudando a diminuir os sintomas da ansiedade da separação.
Muitos outros estudos científicos comprovam esse conceito. Um deles, realizado por pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, prova o valor da música clássica em vacas. De que modo? Vacas mais calmas e relaxadas, produzem maior quantidade de leite.
Vários anos de experiências intensivas e metodologias tem sido desenvolvidas para a obtenção de dados conclusivos.
Além disso, com a invenção de equipamentos e software analógica e digital, os pesquisadores podem agora determinar e medir as ondas sonoras nos milésimos de bytes de som.
Henry E. Heffner e Richye S. Heffner do Laboratório de Audição Comparativa, Departamento de Psicologia da Universidade de Toledo, Ohio, estudaram durante a última década, as habilidades auditivas dos animais em geral, a fim de responder certas questões relativas à evolução da audição humana.